A partir do dia 24, INSS exigirá agendamento para serviços
- supremaassessoria
- 16 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
A partir do dia 24 de maio, alguns serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — que hoje são requeridos diretamente nas agências previdenciárias, sem a necessidade de qualquer agendamento — passarão a exigir marcação antecipada.

Segundo o órgão, os segurados interessados em atualizar seus dados cadastrais ou transferir seus benefícios para outras agências, por exemplo, terão que agendar dia e hora para fazerem suas solicitações. O mesmo valerá para as pessoas que desejam atualizar dados para efeito de Imposto de Renda, alterar o meio de pagamento do benefício, cadastrar ou renovar uma procuração concedida a um representante legal, e reativar um benefício suspenso ou cancelado.
Outras situações que passarão a exigir agendamento dos serviços são:
renúncia de pensão por morte ou auxílio-reclusão,
solicitação de um valor não recebido,
cadastramento ou atualização de dados de dependentes para a concessão de salário-família,
suspensão de benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho (ou reativação deste mesmo benefício) e emissão de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS.
O INSS também vai exigir marcação de data e horário para quem quiser cadastrar:
declaração de cárcere (quando o segurado é preso),
desistência de aposentadoria,
desbloqueio de benefício para empréstimo e emissão de certidão comprovando que não há dependentes habilitados a receber pensão por morte de um segurado.
Como proceder:
Para fazer o agendamento dos serviços, bastará acessar o Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou ligar para a central de atendimento 135.
No caso do Meu INSS, vale destacar que é preciso um cadastro no serviço, o que leva de três a cinco minutos. O segurado precisa informar nome completo, CPF, data e local de nascimento e nome da mãe, para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a própria senha.
A Freitas e Marchi Advogados Associados atende na área do direito previdenciário. Entre em contato e agende um horário:
R. Jurubatuba, 1350
Sala 209 - 2 º andar
Centro, S.B. Campo/SP
CEP 09725-210
(11) 4129-7889
(11) 4127-3176
WhatsApp: +5511975774774
www.freitasemarchi.com
Matéria original: Extra
Comments